Setembro 12, 2019

A conquista da PDPF

A conquista da PDPF

Hoje, 12/09/2019, fiz a prova de certificação da EXIN Privacy and Data Protection Foundation e tive a enorme alegria de ter sido aprovado. E por isso, gostaria de aproveitar o momento para compartilhar com você como foi o caminho para essa conquista.

Do ano passado pra cá, a onda da privacidade tomou conta do Linkedin, dos grupos de whatsapp, telegram e do mercado. A entrada em vigor da GDPR o ano passado e a nossa LGPD que estar por fim no ano que vem, foi o ápice para essa sacudida.

Ninguém quer ficar para trás e por isso eu também não deixaria de surfar essa onda. Até porque estar por dentro dessas leis é fundamental para minha atuação profissional.

Logo no ínicio desse ano, especificamente no dia 21 e 22 de Janeiro fiz o treinamento da Opice Blum. Foi esse que fiz mas obviamente existem muitos outros excelentes como o do Luiz Ferreira, Portal do Treinamento, TI Exames, Antebellum...A dica inicial, portanto, é começar por um curso bom que permita abrir a sua mente sobre o conteúdo.

Meses se passaram, me envolvi com diversos projetos na empresa, mas sempre continuei estudando o conteúdo em paralelo e prometi a mim mesmo que faria a prova no segundo semestre desse ano. Sim, o intervalo entre o curso e a prova foi gigantestco, mas eu realmente queria fazer a prova confiante e estudar tudo com muita calma. Dois livros muito bons que estudei por completo foram:

Fonte: amazon
Fonte: https://fra.europa.eu/en/publication

E ai, 2 dias antes da prova, fiz o simulado e ainda li o "White Paper - EXIN Privacy & Data Protection Foundation - Privacidade, Dados Pessoais e GDPR que eles haviam disponibilizado na época que fiz o curso e no final fui contemplado com o resultado positivo:

Eu acredito que se você fizer qualquer um desses cursos e for fazer logo a prova, conseguirá um resultado imediatamente positivo, mas eu particularmente sempre gostei de ir mais a fundo antes de tirar qualquer certificação. A minha satisfação é muito maior quando faço isso.

Enfim, independente da forma como você preferir trilhar um caminho para uma certificação, a verdade é que ela vale muito. Se falando dessas relacionadas a proteção de dados vai te agregar muito, seja você um profissional de segurança da informação, direito digital ou áreas afins.

: )