Setembro 29, 2019

A nova CPSI

A nova CPSI

A criação

Mais ou menos no final do ano de 2016, quando eu ainda estava em João Pessoa, tive a ideia de criar a Comunidade de Prática em Segurança da Informação (CPSI). Minha ideia na época era movimentar através de encontros presenciais o cenário de segurança na cidade e no estado da Paraíba.

O objetivo era que como o próprio nome da comunidade indica, através dos encontros nós pudéssemos de forma colaborativa, compartilhando conhecimentos e trocando experiências, realizando atividades práticas, aprender, debater e sugerir soluções para diversos desafios comumente encontrados na área de SI.

Na época bati cabeça atrás de apoio para essa iniciativa e quem abraçou de início foi a Linuxfi sobre a pessoa do Marcos Guireli, a qual sou muito agradecido, pois nos disponibilizou o espaço da escola para fazer o primeiro encontro:

Começamos empolgados, redes sociais foram criadas (Facebook, Instagram, Canal do Youtube) até um blog (cpdsi.blogspot.com.br) mas não engatou.

A tentativa da primeira mudança

Em 2017, vim morar em São Paulo e mesmo assim, ainda fiquei me questionando o porquê não tinha conseguido fazer acontecer. Foi dai que me veio a ideia de tentar levar a iniciativa para o on-line, onde acabei criando um grupo, especificamente no telegram:

Começou a dar certo, as redes sociais voltaram a ser alimentadas com conteúdos da área, no novo site que era no medium (https://cpsi.com.br) eram publicados artigos dos próprios membros, alguns projetos de tradução e mentoria entram em cena mas ai chegando na metade de 2018 foi esfriando novamente.

O ressurgimento

Vocês podem até me chamar de besta por continuar insistindo mas esse é um dos meus grandes desejos como profissional da área. Sempre fui muito de ajudar ao próximo e por isso, repensei tudo que não deu certo, que pode ser aproveitado ou que pode ser melhorado para que hoje estivesse aqui anunciando o novo modelo da CPSI.

Portanto, o grupo do CPSI continuará sendo no telegram, mas os nossos encontros serão onlines, onde sempre alguém do grupo compartilhará conhecimento e experiência com os demais e eu serei sempre o intermediador

Eu prometo não deixar esfriar dessa vez, se você notar que isso está acontecendo, por favor, me cobrem. Vamos crescer juntos! Venha fazer parte disso tudo.

Photo by Dylan Gillis on Unsplash

:)