Outubro 20, 2019

Atenção aos links encurtados

Atenção aos links encurtados

Os links encurtados estão por toda parte. Com certeza em algum momento ao receber um e-mail, ao navegar pela Internet, especialmente em redes sociais, você se deparou com algum.

É verdade que encurtar os links nos traz uma praticidade enorme, pois reduz o tamanho de URLs grandes, mas também podem esconder alguns perigos e é neles que vamos nos ater.

Imagine que em alguma rede social você se deparou com a seguinte mensagem que chamou sua atenção para leitura:

"Pessoal, olha que interessante esse levantamento sobre como os ISPs brasileiros tratam da privacidade dos seus clientes: http://abre.ai/anBr "

Por se tratar de um assunto que te interessa e está em pauta, as chances de você clicar são altíssimas.

O site original, contendo os detalhes que te chamaram atenção, neste exemplo que trouxe, seria esse: http://quemdefendeseusdados.org.br/pt/ , mas, na verdade, uma pessoa com más intenções, gerou o link encurtado mencionado que te redirecionaria para um site malicioso ( http://testemalicioso.com.br):

Como descubro o link real, então?

Da mesma forma que existe plataformas usadas para encurtar URLs, existem para desencurtá-las. Uma delas é a checkshorturl.com, a qual usei para identificar se o link está ou não redicionando para o site malicioso:

Assim, você conseguirá navegar de forma mais segura e evitar problemas maiores com Códigos Maliciosos (Malwares).