Agosto 4, 2019

Com qual frequência você realiza os seus backups?

Com qual frequência você realiza os seus backups?

Com qual frequência você realiza o backup dos seus arquivos? Uma vez ao mês? Uma vez por semana ou nunca se preocupou com isso?

A verdade é que muitas vezes não damos muita importância em fazer a cópia dos nossos arquivos, mas basta algo de errado acontecer que de imediato iremos ter medo de perde-los, e só assim, conseguimos ver o quanto eles possuem valor para nós. Quem nunca ficou, por exemplo, se lamentando após ter perdido um arquivo que não tinha backup, como o camarada da foto abaixo?

Photo by Nik Shuliahin on Unsplash

A última lembrança pessoal de algo que aconteceu comigo e que a falta de backup não me salvou, foi no ano passado. Eu tive o meu smartphone furtado na estação Sé (Linha 3 - Vermelha do Metrô) aqui de São Paulo e na época eu não tinha feito o backup de muita coisa que estava no dispositivo, principalmente das fotos de vários lugares que tinha conhecido. A frequência do backup era a cada quinze dias...

Falando-se no lado profissional, há alguns meses atrás, minha máquina do trabalho deu um problema, onde acabei tendo que refazer muita coisa de um documento que estava produzindo. Anteriormente a este ocorrido, tinha estabelecido uma frequência de realização de backup uma vez na semana, mas obviamente mudei após este acontecimento...

Particularmente, com os ocorridos, minhas frequências de backup ficaram uma vez na semana para backups pessoais e diariamente para o trabalho. Agora sim está sendo o ideal pra mim! ;)

Seja o seu backup feito em dispositivo externo (HD, USB, CD...), servidores internos ou provedores de serviços de backup em nuvem, a rotina precisa ser estabelecida.

Se ainda não estabeleceu a sua rotina de backup, essa é a hora! E claro, não esqueça de estabelecer de acordo com o que mais se adequa pra você.