Julho 21, 2019

Demorou mas voltei a palestrar!

Demorou mas voltei a palestrar!

No dia 04/05/19, Sábado, mais ou menos por volta de 18:40 tive a oportunidade de voltar a palestrar. Essa foi a minha quarta vez palestrando e apenas a segunda presencialmente, a primeira foi no Jampasec de 2016.

Pelo Linkedin, prometi que faria esta publicação para deixar registrado o que foi discutido com os 12 presentes e claro para você que não pode participar da roda de conversa, fique por dentro do que nós debatemos.

O título da minha palestra foi:

Dividi o bate-papo em três partes:

Na primeira seção discutida, questionei a todos os presentes, se alguém, em algum momento já havia lido uma Política de Privacidade ou um Termo de Uso completo. Como já era esperado, a resposta foi um grande não. E foi a partir dai, que trouxe à tona, de que ao nos depararmos com Políticas de Privacidade e Termos de Uso de Serviços seja ao instalarmos aplicativos em nossos smartphones, softwares em nossos computadores ou ao visitar ou se cadastrar em serviços disponíveis na Internet, concordamos com eles sem ao menos lê-los.

Quando nós aceitamos (damos o consentimento) essas políticas ou termos sem saber o que ali está escrito, como os nossos dados serão tratados por aquela empresa, significa que nós não estamos nos preocupando nenhum pouco com a privacidade dos nossos dados e eu me incluo nisso.

Essas políticas e termos são os principais meios pelo qual as empresas informam a nós usuários como elas coletam, armazenam, transferem e gerenciam os nossos dados pessoais. Mas, a verdade, é que de acordo com a pesquisa realizada pela Varonis, a qual levei a discussão, aceitamos o que nos é apresentado sem nenhuma leitura nem questionamento, devido ao seu tamanho e dificuldade de compreensão:

Essa fotografia das Políticas de Privacidade antes da GDPR nos mostram que as empresas sempre tiveram a dificuldade de ter o equilíbrio entre a quantidade de palavras, o tempo de leitura e o nível de dificuldade da leitura. E mesmo com a chegada da GDPR isso não se resolveu:

É exatamente neste ponto, onde entra o Polisis. O Polisis é um framework fantástico que foi desenvolvido com inteligência artificial que nos permite entender as Políticas de Privacidade de uma forma mais fácil. Como no local não tinha internet, acabei tendo que usar o plano B de mostrar por meio de vídeos como o framework funciona. Não é a mesma coisa mas acredito que todos os presentes entenderam a dinâmica dele.

Para quem não conhece o Polisis, acessem o site https://pribot.org/ , onde vocês podem encontrar diversas informações sobre ele, como por exemplo, o artigo dos seus criadores, explicando como ele foi desenvolvido e claro podem acessá-lo pelo navegador indo em “Go try it now” .

Qualquer dúvida que surja em relação a interação com o Polisis quando vocês forem testar podem me chamar que estou à disposição.

A ideia como bem fechei na palestra, é que possamos cada vez mais aceitar os termos e políticas somente quando entendermos bem como os nossos dados estão sendo tratados e o Polisis nos permitr isso:

Vamos fazer a nossa parte para que possamos exercer nossos direitos quando identificarmos que nossos dados não estão sendo tratados corretamente ! : )