Agosto 13, 2019

Você está descartando os documentos de forma segura?

Você está descartando os documentos de forma segura?

Como você descarta os documentos que chegam em sua casa ou aqueles que não são mais necessários na sua empresa?

Já parou para pensar que apenas jogar aquela nota fiscal, boleto, relatório, recibos de compras, condomínio ou qualquer outro documento que contenha informações pessoais ou sensíveis na lixeira, expõe você ou a sua empresa a riscos?

Acredite, você pode até nem perceber, mas uma pessoa mal intencionada pode chegar a vasculhar o lixo que é gerado do seu prédio ou da sua empresa antes daquele caminhão de lixo levar tudo.

Photo by Alina Grubnyak on Unsplash

Informações Médicas, balanço da empresa, nomes, e-mails, telefones...todas as essas informações são extremamente valiosas para alguém que deseja obter alguma vantagem ilícita.

O nome dessa prática de vasculhar o lixo em busca de informações sensíveis em inglês é Dumpster Diving ou Trashing.

Particularmente, aqui em casa eu ainda não possuo uma trituradora, o que para mim seria o mais indicado, mas, costumo picotar todo documento que contenha informações pessoais e que considero sensíveis de maneira que não se possa chegar a informação juntando os pedaços. Vejam um exemplo recente que fiz com uma entrega que recebi semana passada:

E vocês? Estão usando alguma outra forma para descartar? Ainda não? Se ainda não usam nenhum método, aqui vocês podem encontrar algumas sugestões.

Para complementar o que conversamos, segue dois vídeos interessantes que abordam o tema discutido: