Outubro 7, 2019

Golpe em nome da Claro

Golpe em nome da Claro

Na última semana do mês, costumo receber a fatura da Claro do meu celular por e-mail, mas dessa vez veio um "brinde" junto e é sobre ele que vou falar.

Desde que virei cliente da Claro, sempre recebi a fatura com essa cara, vindo do e-mail faturadigital@minhaclaro.com.br e com o arquivo podendo ser desbloqueado com os 5 primeiros números do meu CPF, como podem ver abaixo:

Dessa vez, depois de alguns dias, após receber a fatura acima, veio junto o "brinde", o qual a partir desse momento vamos chamá-lo de e-mail falso (Phishing). Vejam que ao invés de "Sua Fatura Digital Claro chegou" veio como "FATURA CLARO MÓVEL". E olha que furada, uma segunda via que eu não pedi:

Com vencimento para 02/10/2019 que não é a certa. E ainda, vinda do e-mail boleto2@dkvox.net.br:

Assim que recebo a notificação por e-mail que minha fatura original chegou, mesmo que bata com todas as características de uma mensagem autêntica, imediatamente entro no Minha Claro para conferir certinho as informações e só depois eu pago por lá mesmo.

Paguei minha fatura sem problemas mas decidi analisar esse segundo e-mail e trazer para vocês, exatamente para alertá-los, pois isso pode acontecer com qualquer um e se não prestarem atenção aos detalhes, os golpistas te pegam exatamente na desatenção.

Voltemos ao Phishing. Resolvi abrir o arquivo e olha a cara dele:

De primeira, é possível ver que tem uma cara totalmente diferente da original, colocaram um valor acima R$ 80,96, o qual não é o valor que pago normalmente e como já comentado, a data de vencimento está errada, não veio com o código Cliente, a única coisa que acertaram foi o meu nome, e pra fechar a conta, a numeração do código de barra iniciando com dígitos diferentes do original:

Vamos agora, compará-la com a original:

Conseguem ver a diferença logo de cara? Atentem-se a todos os aspectos que já mencionei. Os dígitos iniciais, o valor, a data de vencimento e a própria estrutura, formato da fatura...

Imaginando que muita gente deve estar caindo nesse golpe, liguei para o número 1052 da Claro reportando o ocorrido para que eles buscassem tomar alguma providência. A única coisa que me confirmaram é que realmente não tem nenhuma parceria ou terceiro trabalhando pra eles com esse nome Dkvox.

Curioso, fui pesquisar no Google e os primeiros resultados já dizem tudo:

Posso confirmar se são uma empresa falsa com este ocorrido? Não! Mas, de fato, fazer cobranças em nome de outra empresa sem autorização nenhuma com toda certeza é golpe. Que neste caso a tentativa foi por meio do (Phishing).

Se eu não fosse atento aos detalhes que expus pra vocês, teria pagado e não ia nem perceber. Portanto, atenção redobrada nos e-mails que vocês recebem, a pressa aqui é inimiga da perfeição.