Julho 21, 2019

Pirataria na Udemy!?

Pirataria na Udemy!?

No dia 30 de Dezembro do ano passado, o tweet acima do John Opdenakker me chamou bastante atenção.

Em uma tradução livre, o John menciona que “Essa é a razão pelo qual não uso e nem recomendo a Udemy para ninguém. Leia o artigo do Troy Hunt sobre e decida por si mesmo.” Por ter comprado diversos cursos pela Udemy, obviamente fiquei curioso e fui ler o artigo.

Ao lê-lo, o Troy Hunt nos explica que o seu curso da Pluralsight de Ethical Hacking: Hacking Web Applications — Understanding Security in Web Application foi pirateado na plataforma. O camarada foi tão cara de pau que só mudou o nome do autor para Roy H. e ainda deixou a marca d’água da Pluralsight:

Fonte: https://www.troyhunt.com
Fonte: https://www.troyhunt.com

Obviamente, com o ocorrido, na época, ano de 2015, o CEO e a equipe da Udemy entrou em contato com o Troy Hunt deixando muito claro que de forma alguma eles compartilhavam desse tipo de atitude. Logo depois o curso pirateado foi removido da plataforma mas outros casos aconteceram também, só que com profissionais diferentes:

Fonte: www.troyhunt.com
Fonte: www.troyhunt.com
Fonte: www.troyhunt.com

Ainda com a pulga atrás da orelha para saber se houve melhoria no processo de validação dos cursos de 2015 pra cá na plataforma para combater a pirataria, entrei na thread e perguntei ao próprio do Troy Hunt e ele me respondeu:

Ou seja, as coisas continuam acontecendo da mesma forma desde do primeiro incidente!

Não é possível que a Udemy que tem um propósito tão bacana vai levar o combate a Pirataria de uma forma tão passiva. É verdade que eles possuem uma Política de Propriedade Intelectual, mas pelo que eu entendi, eles tomam ação apenas quando o proprietário do conteúdo original comunica e comprova que seus direitos autorais foram infringidos. E com certeza, somente isso não está sendo o suficiente, é preciso melhorar a validação da identidade do instrutor e obviamente os conteúdos que são enviados…

Pirataria é coisa séria, é crime aqui ou em qualquer lugar do mundo!

E para concluir:

Nós não estamos falando de porra de fotos de gatinhos, não estamos falando de horas de trabalho duro para que eles vendam apenas para obter lucro. (Pluralsight — Tradução Livre)