Março 14, 2021

Qual o nosso nível nacional de maturidade em conscientização?

Qual o nosso nível nacional de maturidade em conscientização?

Diante do cenário do aumento de números de ataques cibernéticos e vazamento de dados, as empresas estão enfrentando um grande desafio de como garantir a segurança de suas informações e de seus clientes.

Para saber como estamos evoluindo nesta batalha, por quatro anos, uma pesquisa nacional foi realizada pela Flipside, mas em 2020, passou a ser feita pela Eskive. Esta 5ª Pesquisa Nacional sobre Conscientização em Segurança da Informação, envolveu 300 profissionais de segurança das principais empresas brasileiras em 26 segmentos distintos.

A apresentação da pesquisa pode ser assistida aqui:

Um dos pontos principais identificados, que pode até aparecer básico, mas muitas vezes desconsiderado, foi a necessidade de se obter o apoio da alta direção para que o programa de conscientização seja executado com sucesso. Só reforçando algo que escrevi por aqui antes: O papel da alta direção como "pais e mães".

E ainda, as três principais causas que levam as empresas a investirem em uma programa de conscientização, treinamento e educação são para:

  1. Minimizar riscos de incidentes;
  2. Atender exigências regulatórias e de auditoria, como a LGPD;
  3. Segurança como estratégia de negócio.

Acredito que as causas citadas acima, sem dúvida, resumem bem o desejo de nós profissionais de segurança. Afinal, quando eu implemento um programa de segurança como um todo na empresa, como consequência, estarei em conformidade com exigências de leis e regulamentos e claro, minimizando riscos de incidentes acontecerem e impactar o meu negócio.

Agora eu pergunto, e sua empresa, como está?

Já possui um programa de conscientização estabelecido?

Ainda não? Pois então, lhe convido a assistir uma palestra que ministrei em 2017, chamada Treinamento e Conscientização - Sua empresa aplica?, que pode ser encontrada aqui. Para complementar, sugiro também a leitura deste artigo: Diversifique para conscientizar.

Espero que a palestra e o artigo que mencionei, possa te agregar na estruturação do seu programa.

: )

Fonte: eskive.com