Junho 7, 2020

Resgatando conceitos de segurança com o coronavírus

Resgatando conceitos de segurança com o coronavírus

Infelizmente, hoje, o Coronavírus devido ao impacto global que vem causando é um dos temas que mais chamam atenção no momento.

Usando ele como base, gostaria de fazer aqui hoje, uma ligação dele com alguns termos fundamentais da área de segurança.

Todo negócio, independente do ramo, seja uma pequena, média ou grande empresa, possui ativos de informações (softwares, hardware, pessoas, ambiente físicos e etc) que estão sujeitos a vulnerabilidades que podem ser exploradas por ameaças. Isso acontecendo, eu posso ter os princípios da segurança (confidencialidade, integridade e disponibilidade) comprometidos, aumentando assim, os riscos ao meu negócio. Para reduzir a chance disso acontecer, eu preciso adotar medidas de segurança:

O que isso tem haver com a nossa conversa? Tudo.

Olhando para nós, como ativo pessoa, nós estamos vulneráveis a serem explorados pela ameaça, neste caso o Coronavírus, como por exemplo, ao não lavar bem as mãos, ao estar em lugares com multidão e se alguém tossir próximo, mas não estiver  tendo os cuidados exigidos, como estar usando uma máscara. E para que a nossa integridade não seja afetada, precisamos adotar diversas medidas de segurança, neste caso preventivas para impedir que isso aconteça:

Assim, fica a mensagem: "prevenir é melhor que remediar".

Foto capa: by Markus Spiske on Unsplash