Julho 21, 2019

Somos os campeões em chamadas de Spam na América Latina

Somos os campeões em chamadas de Spam na América Latina

Você com certeza, em algum momento, recebeu uma chamada de Spam. O seu telefone tocou diversas vezes no dia, de um número de outro estado, diferente do seu, te oferecendo serviços ou dizendo que você foi contemplado com a promoção xyz…

Geralmente temos os contatos das pessoas que falamos frequentemente já salvos na agenda, mas pela curiosidade de saber quem é, atendemos a ligação. Não tem coisa mais irritante do que você dizer que não tem interesse e mesmo assim eles continuam te ligando, agora de um número diferente, eles não cansam!

Um estudo feito pela Truecaller: “Truecaller Insights Special Report: The Top 20 Countries Affected by Spam Calls” mostra que da América Latina, o nosso país é o que mais recebe esses tipos de ligações:

Para o Brasil, são 37.5 chamadas por usuário no mês, sendo 81% a mais do que o ano passado…É muita coisa né não!?

Mergulhando ainda mais nas estatísticas do nosso país, a mesma pesquisa nos traz que a campeã das chamadas de Spam são as operadoras, com (33%), seguida por cobranças (24%), chamadas indesejadas genéricas (21%), telemarketing (12%), serviços financeiros (10%) e golpes (1%).

Existem diversas formas de impedir que você seja incomodado com essas ligações, a reportagem menciona a possibilidade de registrar no Procon, por exemplo, mas você tanto pode bloquear os números no seu próprio celular ou usar um aplicativo como o próprio Truecaller…bloquear os números manualmente no meu celular, particularmente para mim está servindo! : )

Sabendo agora, de todas essas estatísticas, a dica que eu dou para você é: sempre que você receber uma ligação desse tipo, nunca forneça suas informações pessoais, como nome, endereço, CPF, RG, número do cartão de crédito…desconfiem! Neguem o que eles oferecerem!

Aquele 1% correspondente a Golpes, pode ser ilusório. Os fraudadores ou golpistas, podem facilmente se passar por funcionários de operadoras, telemarketing, de bancos e por isso é importante você ter a sua atenção redobrada ao recebê-las.

Você tem conta naquela loja, banco ou estabelecimento que te ligaram!? Pode acontecer mas não resolva nada por telefone, prefira ir presencialmente, assim você evita cair em um golpe.

Cautela, Atenção e fiquem em paz! : )