Julho 21, 2019

Vamos usar um gerenciador de senhas!?

Vamos usar um gerenciador de senhas!?

Admito para vocês que durante muito tempo gerenciei minhas senhas por algumas páginas de um caderno. Sempre procurei usar uma senha diferente para cada serviço. Como esse caderno sempre ficou em casa, eu decorava apenas as senhas dos 5 serviços que eu mais utilizava.

Com o passar do tempo, as páginas que eram reservadas para as senhas começou a ficar meio bagunçada. Tentava sempre anotar as senhas agrupando por categorias (Redes Sociais, E-mail, Cursos…), mas chegou uma hora que visivelmente não estava legal.

A solução para o meu problema com certeza era usar um gerenciador de senhas. Eu na verdade já tinha assistidos algumas palestras, lido artigos e acompanhado discussões em grupos do telegram e whatsapp sobre eles mas por teimosia nunca tinha dado chance.

No sábado passado, 09/02/2019, resolvi dar uma chance e entre os mais citados 1Password, LastPass e KeePass, optei por este último.

Não quero influenciar na sua escolha, caso você ainda não utilize, até porque existem vários gerenciadores de senhas para todos os gostos, mas quero aproveitar o espaço para descrever como está sendo a minha experiência com o KeePass.

Aquela bagunça que ficou nas páginas reservadas para senhas no caderno que mencionei, não existe mais, porque consigo organizá-las também por grupos mas sem uma anotação ficar por cima da outra rsrs

É verdade que deu um puta de um trabalho entrar em todas as contas e modificar as senhas, afinal foram mais de 80 contas, embora eu tenha encerrado várias que não utilizo mais. Mas com certeza todas estão mais fortes, porque olha o nível da senha que podemos criar:

Com um gerenciador desses, não precisamos mais decorar senhas, está tudo armazenado nele:

Na hora de se logar basta dar dois cliques no campo de senhas que ele copia e você joga no campo do serviço que você está querendo se autenticar e um abraço:

Para facilitar ainda mais a parada, você só precisa da senha mestra para ter acesso a todas as outras. Essa na verdade é a única que você precisa decorar ou se preferir, anote e guarde em um lugar seguro na sua casa. Você precisa ter muito cuidado com ela, porque se não perderá acesso a todas as contas que estão armazenadas nele. E não esqueça, essa senha mestra também precisa seguir um padrão robusto, como por exemplo, entre 15 e 20 caracteres, misturando maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais e números :) :

Para fechar com chave de ouro, opte por habilitar o duplo fator de autenticação em todas as contas que dão suporte a funcionalidade. Seja por meio de um app como o Google Authenticator ou por SMS. Assim, fortalecendo suas contas, será mais difícil elas serem comprometidas e aparecerem em algum vazamento que vem rolando por ai.

Seja você um leitor técnico ou não técnico, saiba que estou à disposição para tirar qualquer dúvida de configuração que venha a surgir caso você opte por utilizar o KeePass ou sobre o tema em questão.

Um abraço e até a próxima. :)