Julho 21, 2019

Você organiza o seu ambiente de trabalho?

Você organiza o seu ambiente de trabalho?

Se sua resposta para esta pergunta é “Não”, este artigo é especialmente dedicado a você. Aqui irei mostrar o quanto organizar seu ambiente de trabalho é importante e quais cuidados deve-se tomar para não expor suas informações e principalmente as da empresa onde você trabalha.

Para iniciarmos, peço a você neste momento, que dê uma olhada rápida para a foto abaixo:

Inicialmente, você pode estar pensando: “Sim, Vitor, é apenas uma mesa de trabalho comum como todas as outras, qual o problema?”. Bem, vamos analisar dessa vez atentamente a foto?. Gostaria que antes de continuar a leitura do artigo, você me dissesse pelo menos 7 coisas erradas na imagem que podem de alguma maneira expor seus pertencentes, informações pessoais e principalmente as da empresa. Ao todo, de acordo com o csoonline existem 20 coisas erradas na imagem.

Mesmo que você não tenha conseguido identificar os 7 erros, vamos elencá-los aqui, descrevendo as possíveis consequências de cometê-los e como corrigi-los:

Eu poderia explanar os 20 erros apresentados pela csoonline, mas acho que com esses poucos exemplos, já é possível verificar o porquê é tão importante nos preocuparmos com a organização do nosso ambiente de trabalho, não é mesmo!?

Parece exagerado pensar que alguém poderia se aproveitar desses erros para obter algum tipo de vantagem, mas não duvide que isso possa acontecer, prefira ser bastante cauteloso e com o alerta de segurança sempre ligado.

Portanto, mesmo que a empresa ainda não possua a famosa Política da Mesa Limpa, que até mesmo é um dos controles da norma ISO/IEC 27002 (2013), requisito 11.2.9, dobre sua atenção e adote os controles corretos, pois assim poderá reduzir o risco de uma violação de segurança, fraudes e roubo de informações.

E para concluir, reproduzo aqui a reflexão que o Mário Peixoto fez em seu artigo:

embora não seja percebida como um problema generalizado pela maioria das organizações, o que as pessoas podem fazer com os dados que você deixar em sua mesa quando ausente?

Espero que você tenha gostado do tema do artigo. Muito obrigado por seu interesse e leitura.

Fonte não comentada ao longo do texto: medium.com/@marknca